quinta-feira, 31 de julho de 2008

COORDENAÇÃO DO BOLSA FORMAÇÃO ELOGIA PMPI

A Coordenadora Geral do Projeto Bolsa Formação em Brasília, Juliana Barroso, satisfeita com os índices alcançados pelo Estado do Piauí referente ao Projeto aplicado aos profissionais da área de segurança pública, enviou na manhã de ontem (21), um representante da Coordenação do Projeto, Carlos Alberto F. Silva (Bombeiro Militar de Brasília), com o objetivo de parabenizar o Comandante Geral da Polícia Militar do Piauí pela organização e dedicação com que o Gestor Estadual do Projeto, Ten Cel George tem desprendido diante desse mister.Além de enaltecer a postura do Estado, a Coordenadora ficou curiosa em saber qual medida fora tomada pelo Gestor Estadual, para conseguir atingir o índice de 21% do total de homologações das matrículas em todo território brasileiro, colocando o Piauí em terceiro lugar, pois foi constatado o menor índice de erros nas informações de documentos pessoais em tempo recorde. Carlos Alberto assegura que a veracidade das informações e o tempo recorde na conclusão dos trabalhos, se deram graças a iniciativa do Gestor Estadual em fazer a homologação das matrículas no Quartel do Comando Geral e criado células nos municípios para agilizar as informações.

Fonte: Acessória de Comunicação da PMPI. www.pm.pi.gov.br

segunda-feira, 28 de julho de 2008

COORDENADOR ESTADUAL DE POLÍCIA COMUNITÁRIA VISITA CONSENG DA LAGOA SECA





A convite do Comandante da 4ª Companhia, Cap Vicente Albino, o Coordenador Estadual de Polícia Comunitária, Cel RR José Lucimar de Oliveira, esteve no último dia 25 em Esperantina visitando o Conselho de Segurança da localidade Lagoa Seca. Na oportunidade o Coordenador ouviu as palavras do Cap Albino, onde o mesmo discorreu sobre os esforços da comunidade para a criação e manutenção do Conselho e do Posto de Policiamento Ostensivo. Em suas palavras, o Coronel enfatizou a iniciativa do comandante e o empenho da comunidade em resolver os problemas de segurança da região. Destacou também, os esforços que o governo do Estado, juntamente com o Governo Federal, têm feito no sentido de implementar a filosofia do policiamento comunitário em todo o Brasil. Para o Cap Albino, a visita do Coordenador foi muito importante, pois através da Coordenadoria será possível a captação de recursos para implementar a Polícia Comunitária em Esperantina e em toda a área de responsabilidade da 4ª Companhia, como, por exemplo, a efetivação dos “Pelotões Mirins”.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

BATALHA SEDIA CURSO DE CAPACITAÇÃO EM POLÍCIA COMUNITÁRIO











Teve início nesta segunda-feira (21/07/2008) o Curso de Capacitação em Polícia Comunitária promovido pela Coordenadoria de Polícia Comunitária e Cidadania do Estado do Piauí, em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública. Foram disponibilizadas 50 vagas para profissionais de segurança pública da região e pessoas da comunidade. O Coordenador de Polícia Comunitária do Estado do Piauí, Cel RR José Lucimar de Oliveira, esteve presente fazendo a abertura do evento ministrando uma palestra aos alunos e convidados. Em suas palavras, o Coordenador parabenizou o comando da 4ª Companhia de Esperantina pela brilhante experiência desenvolvida na localidade Lagoa Seca, com a criação do Conselho de Segurança e a implantação do Posto de Policiamento Ostensivo, beneficiando cerca de 15 comunidades. Para o Comandante Cap Albino, o Curso representa mais uma etapa na tentativa de implementar uma nova modalidade de policiamento que tem dado resultados satisfatórios em todo o mundo, aproximando assim, polícia e comunidade no combate à criminalidade e no desenvolvimento de ações sociais de valorização da cidadania.

terça-feira, 15 de julho de 2008

POLICIAIS DA 4ª COMPANHIA COMEÇAM A RECEBER OS CARTÕES DO PROGRAMA BOLSA FORMAÇÃO DO GOVERNO FEDERAL



Os primeiros cartões do Programa Bolsa Formação do Governo Federal já começaram a serem entregues aos policiais militares que concluíram com aproveitamento os cursos promovidos pela SENASP. O Programa Bolsa Formação, foi criado no âmbito do Plano Nacional de Segurança Pública com Cidadania(PRONASCI), destinado à qualificação dos profissionais de Segurança Pública e Justiça Criminal. O projeto foi criado através da Lei 11.530 de outubro de 2007, alterado pela medida provisória n° 416/2008, de 23 de janeiro de 2008 e regulamentado pelo decreto n° 6.390, de 08 de março de 2008, o qual integra as ações do Pronasci na construção coletiva de um novo paradigma de segurança pública entre Governo Federal e Governos Estaduais. Participam do projeto policiais militares, civis e bombeiros militares, além de peritos e agentes penitenciários. Além do conhecimento adquirido através do estudo dos módulos repassados via Internet, o aluno também é beneficiado com uma bolsa de estudos no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais). Para o comandante da 4ª Companhia, a busca de conhecimento deve ser uma constante no meio social e principalmente para profissionais da segurança, pois labutam diariamente no trato com pessoas.

segunda-feira, 14 de julho de 2008

4ª COMPANHIA COMEMORA 33 ANOS COM GRANDE FESTA NA AABB











Em grande estilo, a 4ª Companhia de Polícia de Esperantina comemorou neste último sábado (12/07/2008), no clube AABB, seus 33 anos de implantação na cidade de Esperantina. As festividades começaram logo pela manhã com um torneio de futebol entre as equipes das cidades de Esperantina, Luzilândia e Batalha. Em seguida um grande churrasco foi servido aos policiais e convidados. Esteve presente grande parte da sociedade esperantinense, bem como diversas autoridades da região. Para o comandante da 4ª Companhia, Cap Albino, a 4ª Companhia completa sues 33 anos com relevantes serviços prestados a sociedade de Esperantina e região. Confira mais fotos no endereço www.jornalesp.com

quinta-feira, 10 de julho de 2008

2° BATALHÃO REALIZA "OPERAÇÃO ROTA NORTE II"


Iniciou nesta terça-feira (08/07/2008), a “OPERÇÃO ROTA NORTE II”, desencadeada pelo Comando do 2° Batalhão, com sede na cidade de Parnaíba-PI, ao qual é subordinada a 4ª Companhia de Esperantina. A operação se estendeu até a madrugada da quarta-feira (09/07/08) e objetivou principalmente à apreensão de drogas, armas e a recuperação de veículos roubados. A referida operação acontece de forma simultânea em toda a área do 2° Batalhão que compreende as Companhias de Parnaíba (1ª CPM), Piripiri (2ª CPM), Campo Maior (3ª CPM), Esperantina (4ª CPM) e Pedro II (5ª CPM). Segundo informou o comandante da 4ª CPM, Capitão Albino, responsável pela operação na cidade de Esperantina, em decorrência dos bons resultados alcançados na “operação rota norte I”, o comando do Batalhão resolveu intensificar essas operações, as quais ocorrerão durante todo o ano.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

POLICIAIS MILITARES DA 4ª COMPANHIA RECUPERAM PRODUTOS ROUBADOS

Em uma ação rápida, policias da 4ª Companhia de Esperantina recuperaram na noite desta terça-feira(08/07/2008) vários produtos roubados. Através de uma ligação anônima os policiais adentraram em um matagal nas proximidades do bairro Santa Luzia e conseguiram encontrar vários aparelhos eletroeletrônicos fruto de furtos ocorridos na cidade. Na operação não foi possível prender os autores dos delitos. Todos os bens foram encaminhados para a delegacia local para as providências legais.

terça-feira, 8 de julho de 2008

GPM DE JOCA MARQUES RECEBE MOTOCICLETA PARA O POLICIAMENTO DA CIDADE


O GPM da cidade de Joca Marques, situada a 75 km de Esperantina e subordinada ao comando da 4ª Companhia, recebeu nesta terça-feira(08/07/08), da Secretaria de Segurança Pública, uma motocicleta tipo Bros 150cc para o policiamento da cidade. Segundo o Delegado local, 2° Ten Morais, a ajuda chegou em um momento oportuno e ajudará significativamente a segurança do município. Além da motocicleta, o Governo do Estado está construindo o prédio da Delegacia de Polícia local, pois o município ainda não contava com um prédio próprio.

sexta-feira, 4 de julho de 2008

3° CPM DE CAMPO MAIOR RECEBE NOVO COMANDANTE



Aconteceu na última sexta-feira (27), em Campo Maior, a solenidade de passagem de comando da 3º CPM do 2º Batalhão, na qual o Capitão PM Jorge Neto entregou o comando e o Capitão Kléber Bezerra assumiu. Em suas palavras de despedida, o Cap Jorge agradeceu o apoio recebido dos policiais militares, que fazem a Companhia, durante os quase nove anos que esteve á frente da Subunidade. Estiveram presentes no evento, o Deputado Paulo Martins; o vereador Fernando Miranda; o Gerente do Bradesco, Sr. Edílson; o Vereador Valdemir de Castro e a Delegada Regional Maria Regina Castelo Branco. O Comandante Geral da PM, Coronel Prado, também presidiu a solenidade, na qual fez a entrega de duas viaturas, três computadores e quatro coletes balísticos. Agradeceu também ao Cap Jorge pelo serviço prestado à sociedade campomaiorense, e determinou ao Cap Kleber que continuasse o trabalho, aproximando sempre a Polícia Militar da sociedade.

Fonte: Assessoria de Comunicação da PMPI