segunda-feira, 22 de outubro de 2007

POLÍCIA COMUNITÁRIA, UMA SAÍDA PARA A SEGURANÇA PÚBLICA



O policiamento comunitário tem se tornado uma saída viável, inteligente e eficaz no combate à criminalidade em todo o mundo. Sua filosofia busca a participação da sociedade, de forma que envolva todas as forças vivas da comunidade na busca de soluções viáveis para a segurança pública, proporcionando assim, mais segurança e tranqüilidade ao meio social. É através de uma participação maciça da comunidade nas políticas de segurança, que são desenvolvidas ações preventivas e repressivas de combate ao crime. A Polícia Comunitária é pertinente a Instituição Policial e à Comunidade, envolvendo ações de policiamento ostensivo, desenvolvidas pela Polícia Militar, ações investigativas, realizadas pela Polícia Civil e ações sociais, desenvolvidas pela Comunidade. A doutrina do policiamento comunitário, pode assim ser resumida nas palavras do Maj PM Nazareno Marcineiro, presidente da Comissão Coordenadora dos CONSEGS, de Santa Catarina: “ A Polícia Comunitária é a alternativa que melhor se adequa ao Estado Democrático de Direito. Ela é uma alternativa ao modelo tradicional de polícia, cujo enfoque é combater ao criminoso depois que ele tenha vitimado alguém e gerado um dano moral ou material. É preciso antecipar-se ao crime, agindo sobre as suas causas para que niguém sofra dano algum. A segurança deve ser construída por todos”.




Cap QOPM Vicente Albino Filho

4 comentários:

amor eterno disse...

Gostaria de parabenizar todos os policiais de Esperantina-PI, na pessoa do Sr. Cap QOPM Albino que preocupado com a divulgação dos trabalhos e ações eficientes na cidade na área da Segurança Pública, tem divulgado com maestria a grandiosidade das ações de sua CIA e a envergadura que as mesmas são realizadas frente a sociedade piauiense de forma geral.

Ten Davi - Cmte da 3ªCPM/9ºBPM - Servindo e Protegendo as Comunidades da Zona Norte da Capital.

Anônimo disse...

Está de parabéns este policial militar. Conheço seu trabalho e a seriedade e responsabilidade com que conduz a polícia militar na cidade de Esperantina. Nossa polícia seria outra e a segurança pública de nosso estado também, se tivéssemos policiais comprometidos como este.

Anônimo disse...

Polícia se faz assim, com coragem, resposabilidade e comprometimento. Parabéns cap albino por seu brilhante trabalho.

Anônimo disse...

Se em Bogotá deu certo, porque aqui não daria?. Acho que tudo que é feito para melhorar a segurança da população é válido.