sábado, 21 de fevereiro de 2009

RESUMO HISTÓRICO DA 4ª CPM/12º BPM


As raízes da 4ª Companhia de Polícia Militar assentam-se no destacamento policial militar implantado no então povoado Vila da Boa Esperança. Com a elevação da vila à categoria de cidade já na década de 30, muita anos depois, exatamente no ano de 1969, é que foi construída a cadeia pública, onde o destacamento passou a se instalar e a desenvolver seus trabalhos. Já devidamente organizado, esse destacamento, mais tarde denominado GPM, passou a pertencer diretamente à Companhia de Polícia da cidade de Piripiri. Logo em seguida, passou a pertencer à 1ª Companhia sediada na cidade de Parnaíba.

Com o passar dos tempos, a importância comercial e o aumento populacional da cidade de Esperantina, exigiam maior atenção por parte do Estado com relação á segurança pública, principalmente porque todas as cidades e povoados circunvizinhos dependiam direta ou indiretamente da cidade. No ano de 1974, o então Comandante da Polícia Militar, vendo a necessidade da implantação de uma Companhia de Polícia na cidade de Esperantina, determinou o início da reforma da antiga Associação Rural da cidade, onde iria ser instalada a 4ª Companhia de Polícia Militar, subordinada ao 2º Batalhão com sede em Parnaíba.

No dia 27 de Fevereiro de 1975, foi realizada a solenidade de implantação e inauguração da sede da 4ª Companhia de Polícia Militar, onde contou com a presença do então Comandante Geral da Polícia Militar do Piauí o Exmº. Sr. Cel. Canuto Tupy Caldas, além de diversas autoridades do Estado e locais. Desde sua criação, contou com a colaboração de 19 oficiais à frente de seu comando, tendo como primeiro comandante o então 2º Ten QOPM Francisco César Lopes. Atualmente está sendo comandada pelo 1º TEN. QOPM Luiz Gonzaga de Albuquerque Lima, que em 03 meses de comando, vem desempenhando várias operações com o objetivo de diminuir a criminalidade na Região dos Cocais que compreende 14 cidades (1 - Esperantina; 2 - Barras; 3 - Batalha; 4 - Joaquim Pires; 5 - Luzilândia; 6 - Boa Hora; 7- Madeiro; 8 - Matias Olímpio; 9 - Campo Largo do Piauí; 10 - São joão do Arraial; 11- Nossa Srª dos Remédios; 12 - Porto; 13 - Morro do Chapéu; 14 - Joca Marques), também primando por uma administração voltada para o bem esta da população de Esperantina e região, buscando uma maior integração entre polícia e comunidade.

Desde sua implantação, a 4ª Companhia de Polícia Militar vem desenvolvendo um trabalho significativo na manutenção da ordem pública na cidade de Esperantina e em todas as outras que se encontram subordinadas ao seu comando.

Nenhum comentário: