sábado, 1 de março de 2008

4ª COMPANHIA COMPLETA 33 ANOS DE BONS SERVIÇOS PRESTADOS À SOCIEDADE.

As raízes da 4ª Companhia de Polícia Militar assentam-se no destacamento policial militar implantado no então povoado Vila da Boa Esperança. Com a elevação da vila à categoria de cidade já na década de 30, muita anos depois, exatamente no ano de 1969, é que foi construída a cadeia pública, onde o destacamento passou a se instalar e a desenvolver seus trabalhos. Já devidamente organizado, esse destacamento, mais tarde denominado GPM, passou a pertencer diretamente à Companhia de Polícia da cidade de Piripiri. Logo em seguida, passou a pertencer à 1ª Companhia sediada na cidade de Parnaíba. Com o passar dos tempos, a importância comercial e o aumento populacional da cidade de Esperantina, exigiam maior atenção por parte do Estado com relação á segurança pública, principalmente porque todas as cidades e povoados circunvizinhos dependiam direta ou indiretamente da cidade. No ano de 1974, o então Comandante da Polícia Militar, vendo a necessidade da implantação de uma Companhia de Polícia na cidade de Esperantina, determinou o início da reforma da antiga Associação Rural da cidade, onde iria ser instalada a 4ª Companhia de Polícia Militar, subordinada ao 2º Batalhão com sede em Parnaíba. No dia 27 de Fevereiro de 1975, foi realizada a solenidade de implantação e inauguração da sede da 4ª Companhia de Polícia Militar, onde contou com a presença do então Comandante Geral da Polícia Militar do Piauí o Exmº. Sr. Cel. Canuto Tupy Caldas, além de diversas autoridades do Estado e locais. Desde sua criação, contou com a colaboração de 19 oficiais à frente de seu comando, tendo como primeiro comandante o então 2º Ten QOPM Francisco César Lopes, hoje Coronel PM RR.
Desde sua implantação, a 4ª Companhia de polícia vem desenvolvendo um trabalho significativo na manutenção da ordem pública na cidade de Esperantina e em todas as outras que se encontram subordinadas ao seu comando. Atualmente está à frente do comando o Cap QOPM Vicente Albino Filho, que vem realizando um trabalho significativo no campo da segurança pública na região.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns ao capitão por seu trabalho a frente do comando da 4ª companhia. tomara que comemore varios aniversários a frente do comando.

Anônimo disse...

Por que ,não citar o nome dos oficiais que passaram pelo comando da companhia? engradecendo assim esta matéria tão bem elaborada. Parabens